segunda-feira, 30 de março de 2009

BRASIL, ONDE ESTÁ TUA ESPERANÇA?



BRASIL, ONDE ESTÁ TUA ESPERANÇA?


" Restaurar a democracia é restaurar a República".
( Tancredo de Almeida Neves)

Passaram-se 29 longos anos para que o sofrido povo brasileiro tivesse direito a voltar às urnas escolhendo livremente um novo Presidente para um Brasil tão violado. No dia 15 de Novembro de 1.989, o Brasil inteiro acordou emocionado. O povo, com o coração de esperança cheio, chegou às urnas e ali depositou o voto para o candidato de sua preferência. O povão Colloriu do Norte ao Sul. O Amazonas então, deslumbro-se, Colloriu pra valer. A Classe mais abastada, votou em Collor por não ter nada a perder. A Classe pobre votou em Collor na esperança de dias melhores. Eu, que faço parte da classe media, não votei em Collor. Não tinha nada contra ele e até o achava bem bonitão, mas aquela conversa de caçador de Marajás, o destoou e não me convencia. Ora, qual o Marajá que do alto do seu poder e glória vai se deixar caçar? Eu estava com Brizola, mas acabei dando meu voto à Covas, por achar que ele daria um bom Presidente. Enfim, governo pior do que este que estávamos tendo, era impossível. A classe média, que se não é a maioria, é composta por um bom tanto de gente, dividiu seu voto entre: Lula, Brizola, Afif, Covas e Freire. E aí, deu no que deu: segundo turno entre Collor & Lula.

Collor tem votos garantidos nas mais altas esferas de todo o empresariado e de um bom tanto de gente ignorante desse Brasil. Ah... berço esplendido! Já o Lula, é o candidato dos menos favorecidos, líder de uma determinada classe, tendendo mais para o plebeu que para o patrício, mas com enormes chances de chegar a Presidência da República, e venha fazer um governo melhor, mesmo criando conflitos, rebeliões e revoltas entre os guardiões o poder. E agora, Collor ou Lula, Lula ou Collor? Porque não: Brizola ou Afif. Covas ou Freire? Creio que o Brasil estaria bem mais posicionado; nem patrício ou marajá, e nem plebeu ou líder.

Mas, na atual situação em que o Brasil se encontra, onde a corrupção campeia solta nos mais altos escalões do governo, onde o tráfico de drogas é disputado numa luta de morte, onde os chefões mesmo presos gozam de liberdade favorecida, onde a inflação já há muito entrou na casa do pobre, tirando-lhe até o direito ao sagrado pão de todo o dia, onde a mendicância e o analfabetismo aumentam de uma maneira assustadora, será difícil para um futuro Presidente quando tomar as rédeas do poder, tirar o Brasil dessa crise insuportável em que se encontra, mesmo com a maior das boas vontades e mesmo tendo mãos e ferro de punhos de aço. Ah, meu Brasil, terra tão generosa, berço tão pródigo, universo tão verde...Onde está tua esperança?
Doroni

sobre a obra
E passaram-se mais 19 anos. O que mudou? Texto feito a pedido do Jornalista Waldek Moraes Neves ( queria saber qual o candidato dos Manauaras ) e editado na coluna Cultural do jornal “ A voz da Noroeste" –Valparaíso- SP em – 28-11-89

Nenhum comentário:

Postar um comentário