sábado, 28 de março de 2009

A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA

















A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA

"ÍNDIA SANGUE TUPI
TENS O PERFUME DA FLOR..."

A LENDA

Conta a lenda, que uma jovem índia da tribo Tupi-Guarani, chamada Naiá, queria muito ser estrela. Ela acreditava que a lua escolhia as moças mais bonitas para serem transformadas em estrelas, e para isso, procurava alcançar a lua, escalando colinas e mais colinas, sem contudo poder alcança-la. Uma noite, vendo a lua refletida nas águas de um lago, atirou-se nele para nunca mais voltar. A lua, condoída da jovem índia, transformou seu corpo numa formosa planta que é a exótica Vitória Régia ( estrela das águas) , cujo perfume recorda os longos cabelos da bela índia.

A VERDADE

Na verdade, a Vitória Régia é uma planta aquática da família das ninfeáceas, encontrada muito na flora Amazônica, principalmente nas várzeas, onde são vistas flutuando nos lagos de pouca profundidade e sem muita correnteza. Sua gigante folha verde chega a medir dois metros de diâmetro e tem as suas margens levantadas até quinze centimetros. Chega a pesar até 45 kg. e serve de pouso a muitas aves cansadas depois de uma longa jornada. Flutuam nos lagos como uma enorme bandeja verde, trazendo em sua extremidade, como uma oferenda, uma única, bonita e exótica flor que se abre no crepúsculo vespertino e fecha-se no crepúsculo matutino. Essa for é muito aromática e tem de 25 a 35 cm de diâmetro quando aberta. Suas raízes fixam-se no fundo das águas e suas folhas e flores, são revestidas de espinhos na parte inferior, numa defesa natural contra a ação predadora dos peixes. Além dos lagos da Amazônia, a Vitória Régia pode er encontrada também em Mato Grosso e nas Guianas. É cultivada como raridade nos Jardins Botânicos de todo o mundo, devido ao tamanho descomunal de suas folhas e flores. Dizem que um naturalista Inglês, querendo homenagear a sua soberana, a Rainha Vitória, foi quem deu o nome a esta flor de Vitória Régia.

15 comentários:

  1. a vitoria régia e uma planda que era uma india ou e sou uma lenda

    eu tenho 8 ano e eu to estudando sobre a vitoria-régia

    ResponderExcluir
  2. O teu texto sobre a verdade da vitória- régia me ajudou bastante para fazer uma aula falando da Região Amazônica. Valeu!
    Maria Tereza Freitas - Porto Alegre-RS

    ResponderExcluir
  3. a lenda da vitoria regia ma ajudou a fazer um otimo tabalho

    ResponderExcluir
  4. Tinha que apresentar na escola na minha aula de contar de história uma lenda índigena e escolhi a da Vitória Régia que me ajudou a fazer um ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. vou usar essa lenda para a gincana da escola,gostei muito

    ResponderExcluir
  7. oi meu nome é mirelly tenho 10 anos e eu vou fazer uma comentário para quem nao sabe dessa lenda.
    Gosto muito dessa lenda pq ela enplica coisas novas pra gente.
    Como uma índia que se trasforma em uma planta .adoro essa lenda .acho ela muito legal
    para mim e para os outros qe gosta

    ResponderExcluir
  8. ola meu nome e lara eu fiquei enteresada nessa historia depois que a minha professora perguntou si eu tinha visto a historia da vitoria regia ai fiquei curiosa xauuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  9. Oie pessoal , meu nome e lariene e tenho 11 anos , a miha professora mandou eu fazer um grupo com 5 alunos(a) eu sou a lider , estou fazendo um trabalho sobre lenda, eu tive que escolher uma lenda e eu escolhi a lenda da vitoria regia.

    ResponderExcluir
  10. o meu nome e vitoria regia e fico feliz em sabe q meu nome e muito reconhecido ñ so como planta mas como cidade e uma palavra vitoriosa

    ResponderExcluir
  11. adorei fiz um trabalho que minha professora pediu mostrei pro meus amigos

    ResponderExcluir
  12. Preocupa-me subtítulo "verdade" que você usa para nomear conhecimentos científicos, históricos dos chamados povos "ocidentais". Acredito que não se trata de verdades ou mentiras, são apenas duas maneiras totalmente distintas de ver, pensar, sentir o mundo, nesse caso de entender esse presente da natureza que é a vitória régia.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. a verdade é boa,+ como o é trabalho sobre folclore,mitos e lendas prefiro a lenda.mesmo assim valeu.

    ResponderExcluir